top of page

Diferenças e propriedades entre os vários tipos de colágeno



Colágeno é a proteína mais abundante do organismo, possuímos aproximadamente 30% de colágeno quando jovens. A partir dos 25 anos a produção da proteína colágeno começa a diminuir, principalmente nas mulheres (os homens produzem mais colágeno que as mulheres). Por isso, a pele vai ficando mais flácida e sem sustentação. Existem dois tipos de colágeno – os hidrolisados e os para cartilagem. O colágeno para cartilagem representa 15% do colágeno no nosso corpo e 85% é o colágeno que está relacionado à pele, unhas, cabelos, parede das artérias, tecidos...


Colágeno tipo II: é um colágeno relacionado às articulações. Não é hidrolisado, ou seja, é construído de moléculas maiores que não sofrem hidrólise. Desta forma, mantém intactas as propriedades do colágeno e é feito em temperaturas mais baixas, para não alterar suas estruturas. Se mantém na forma in natura. É mais facilmente absorvido pelo organismo do que o colágeno hidrolisado.

Procedência: extraído do externo do frango, é um tipo de colágeno que se mantém intacto, sem desmembramento.

Uso: ajuda na reconstrução das cartilagens e fortalecimento do sistema muscular esquelético.

- Diminui o inchaço: modula o sistema imunológico, auxiliando na diminuição da inflamação e, consequentemente, a dor e o inchaço nas articulações.

- Recupera o colágeno: mantém as articulações saudáveis Ao modular o sistema imune, prevenindo a destruição do colágeno presente nas articulações e a inflamação, B2Cool favorece a saúde articular.

- Reduz inflamação: controla a inflamação ao modular o sistema imune, aumentando a liberação de citocinas anti-inflamatórias, diminuindo a liberação das pró-inflamatórias e reduzindo a destruição do colágeno articular.

- Evita degradação articular: Por ser um colágeno nativo, B2Cool age através do mecanismo de tolerância oral, auxiliando na redução da degradação do colágeno articular.

Indicação: Idosos, esportistas, pessoas de sobre peso (que costumam forçar suas articulações). Artrite reumatoide e osteoartrite.

Mercado: existem duas nomenclaturas existentes de mercado o colágeno tipo II e o colágeno UCII. Elas são a mesma coisa, porém a tecnologia utilizada na fabricação é diferente. O UCII tem a sua ação potencializada.


Colágeno hidrolisado – este tipo de colágeno passa pelo processo de hidrólise para que suas moléculas sejam quebradas em partículas menores. Assim, essa proteína é melhor absorvida pelo organismo e pode trazer benefícios como beleza da pele, unhas e cabelo.

Procedência: colágeno é uma proteína obtida do osso da cartilagem bovina que passa pelo processo de hidrólise deixando as proteínas em partículas menores.

Uso:

- Auxilia no aumento da elasticidade

- Combate a flacidez

- Combate o envelhecimento precoce

- Fortalece as unhas e cabelos

- Melhora a hidratação da pele

- Reduz a celulite

- Suaviza rugas e linhas de expressão


* Muito importante: a produção de colágeno depende da vitamina C (fundamental suplementar com vit. C junto) e do GH (hormônio que se consegue com boas noites de sono e exercício físico), então é muito importante fazer este uso associado. Para melhorar o colágeno precisamos ter bons níveis de vit. C, GH, ferro, cobre, selênio, zinco. Para tomar é importante observar que o colágeno hidrolisado e vitaminas precisam ser absorvidos com gordura, ou seja, junto com a refeição.


O açúcar impede a absorção do Colágeno do tipo hidrolisado. Então não adianta suplementar e ter uma alimentação com alto índice glicêmico.

Indicação: a partir de 25 anos de idade.

Mercado: existem no mercado dois tipos de colágeno o hidrolisado e o Verisol. A quantidade indicada de colágeno hidrolisado é de 5 gramas ao dia, e a do Verisol (seria um colágeno hidrolisado otimizado) é de 2,5 gramas ao dia. Como as quantidades são altas, eles são tomados em pó.

O colágeno Verisol é otimizado, como se ele tivesse um “gps” para levar para a pele, unha e cabelo. Ajuda a combater rugas, flacidez, as linhas de expressão, celulite, dando brilho à pele. Comprovação cientifica de 2 a 3 meses de uso na redução de rugas.


Por Débora Jaconi

Farmacêutica CRF - RS 3477

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page